Hoje vou postar aqui no blog uma matéria extraída do Jornal de Barreiros,que fala sobre a raça Lhasa Apso.
Originário do Tibete, a raça é o resultado do cruzamento do Terrier do Tibet com o Spaniel Tibetano.Segundo a tradição tibetana, pelo menos até a anexação pela República Popular da China,era impossível comprar um Lhasa.Eles eram criados por monges, dirigentes políticos e pessoas de alta posição social,sendo,no máximo oferecidos como presente e prova de gratidão e respeito.
Posteriormente chegaram à corte imperial chinesa como parte do pagamento dos tributos, onde foram bem aceitos.Segundo relatos históricos, os melhores e mais belos exemplares de Lhasa habitavam o Palácio do Dalai Lama.
O Lhasa sempre foi um cão de companhia,tem audição apuradíssima e percebe sons sutis e distantes,funcionando como cão de alarme.O latido peculiar do cão é chamado no Tibete de "apso seng key",ou seja,"cão sentinela com voz de leão".Tem porte pequeno,calmo e de estrutura leve.
Então,donos de um cachorrinho da raça Lhasa Apso,seu pet era da alta sociedade,e deve ser tratado com todo carinho e dedicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário