terça-feira, 13 de julho de 2010

Lhasa Apso: O Cão do Momento!

Oi gente,

Hoje vou postar aqui no blog uma matéria extraída do Jornal de Barreiros,que fala sobre a raça Lhasa Apso.
Originário do Tibete, a raça é o resultado do cruzamento do Terrier do Tibet com o Spaniel Tibetano.Segundo a tradição tibetana, pelo menos até a anexação pela República Popular da China,era impossível comprar um Lhasa.Eles eram criados por monges, dirigentes políticos e pessoas de alta posição social,sendo,no máximo oferecidos como presente e prova de gratidão e respeito.
Posteriormente chegaram à corte imperial chinesa como parte do pagamento dos tributos, onde foram bem aceitos.Segundo relatos históricos, os melhores e mais belos exemplares de Lhasa habitavam o Palácio do Dalai Lama.
Os exemplares da raça são alegres,afetuosos e bonitos,mas ariscos com desconhecidos.Por seu pequeno tamanho,beleza,simpatia e caráter seguro,conquistaram admiradores em todo o mundo.Hoje são considerados excepcionais cães de companhia e atualmente muito procurados.
O Lhasa sempre foi um cão de companhia,tem audição apuradíssima e percebe sons sutis e distantes,funcionando como cão de alarme.O latido peculiar do cão é chamado no Tibete de "apso seng key",ou seja,"cão sentinela com voz de leão".Tem porte pequeno,calmo e de estrutura leve.
A pelagem é pesada,dura,reta,longa entre lanosa e sedosa,tendo subpêlo moderado.As cores são o dourado,mal,areia,cinza-escuro,com manclias pretas,brancas ou castanhas.Existe preferência pelas variações de tons dourados,consideradas as mais típicas da raça.




Então,donos de um cachorrinho da raça Lhasa Apso,seu pet era da alta sociedade,e deve ser tratado com todo carinho e dedicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário